Com performers e um balé com figurinos exclusivos, o New Dance Order vai se conectar diretamente com o público a partir de uma comunidade diversa de personagens criados por IA com narrativas que recepcionam os fãs, anunciam atrações, dão dicas para um mundo melhor e apresentam um setlist próprio
Falta pouco para a Cidade da Música abrir seus portões pela primeira vez, no próximo dia 2 de setembro. Daqui a 15 dias, o público poderá ver de perto as experiências memoráveis que o maior festival de São Paulo está preparando para esta edição histórica. Entre as novidades, um espaço que promete chamar atenção com muita música, luzes, shows imperdíveis e, agora, performances inéditas com bale próprio e um palco inteligente que interage com o público. Assim é o New Dance Order, que desembarca em São Paulo com o The Town e vai colocar todo mundo para dançar, encantando os fãs com uma experiência interativa, sonora e visual, que vai além da música – é uma verdadeira celebração de tecnologia, luz, som e dança. A programação do palco dedicado à música de pista está repleta de grandes nomes do cenário eletrônico, aos quais se juntam 14 bailarinos residentes que vão tornar as performances mais exclusivas e especiais, assim como convidados vindos diretamente do futuro. São mais de uma centena de personagens criadas através de Inteligência Artificial combinada com o olhar de umartista e designer, trazendo um refinamento humano para o projeto. Durante todos os dias do festival, vão interagir com os fãs trazendo mensagens do futuro, instigando reflexões sobre um mundo melhor e criando uma conexão profunda entre passado, presente e futuro.
Além dos 30 shows já anunciados – onde se incluem nomes como Paul Kalkbrenner, Kerri Chandler, Inner City – o New Dance Order receberá em sua programação performances artísticas que vão torná-lo o palco mais dançante da Cidade da Música, numa experiência eletrônica eletrizante. O Espaço Tápias montou um elenco com 14 bailarinos residentes dos mais variados estilos de dança, entre os quais performers renomados da cena da capital paulista, com um figurino assinado pelos estilistas Felipe Fanaia e Rober Dognani e criado exclusivamente para o The Town.
“O New Dance Order chega ao The Town ainda mais imponente, proporcionando uma experiência inédita e inovadora para o público do festival. O palco em si já é um verdadeiro show à parte com os leds que compõem toda a cenografia. Os visuais e o balé estarão em conexão com cada show do espaço, que além dos DJs também recebemuitas bandas e shows com instrumentistas, vocais e performances que integram as experiências para a pista de dança que se forma em frente ao palco. As pessoas vão se surpreender com a atmosfera que o New Dance Order trará para o The Town e com as reflexões sobre o futuro que serão propostas pela voz do palco. Será algo mágico e inesquecível”, comenta Claudio da Rocha Miranda Filho, Diretor Artístico do New Dance Order.
Com 12.7m de altura, 64m de largura e uma boca de cena de 16m, o New Dance Order terá 350m² de painéis de led. São nestes painéis que, ao longo do dia, vão surgindo vários avatares humanos, desenvolvidos exclusivamente pela equipe criativa do festival, combinando Inteligência Artificial e design humano. O processo criativo e de desenvolvimento levou três meses e, para criar esta comunidade de avatares vindos do futuro, foram necessários cinco softwares de IA que permitiram criar os rostos e roupas das personagens, as vozes (conferindo-lhes a mesma personalidade que se identifica nas expressões faciais), os cenários de fundo, trilhas próprias (10 faixas de 11minutos criadas exclusivamente para o festival, recorrendo também a ferramentas IA) e, ainda, sincronizar todos os pontos. Entre as mais de cem personagens criadas está a host do palco, inspirada nos povos originários do Brasil, que abre a programação diariamente e anuncia todas as atrações.
Vindos do futuro, as personagens vão conversar com o público para reforçar o propósito do festival de construir Um Mundo Melhor: no cuidado com todo o ecossistema no qual o The Town está inserido, no olhar para o próximo, nas atitudes consciente e no entendimento da arte como um canal de mobilização. A narrativa traz mensagens que falam de pluralidade, respeito, harmonia com a natureza, a tecnologia e a humanidade – mostrando que a construção do futuro que queremos começa agora. Além disso, a ferramenta também será usada para dar ao público informações relevantes sobre o festival, como projetos sociais e serviços dos espaços, dicas de saúde, line-up e muito mais.
“A Inteligência Artificial é tudo, menos máquina. É memória humana. É memória do passado, do presente, e, neste agora, propõe uma reinvenção do campo do simbólico, fazendo novos registros de uma memória imaginada coletivamente, entre as inteligências naturais e artificiais. Nas mãos de artistas, designers e pesquisadores, tem o poder de converter imaginação em criação. É uma união poderosa, o início de uma nova era criativa”, acredita Indio San, diretor criativo e designer e desenvolveu as artes do NDO.
Para acompanhar a música e toda tecnologia do New Dance Order, o palco terá um balé formado por artistas diversos que através de um direcional de movimento, deixarão o corpo experimentar e responder às batidas que prometem tirar o público do chão. Com o olhar sensível de Giselle e Flávia Tápias o elenco de dança do New Dance Order buscará convidar todos através de experiências visuais e de movimento para um momento único. O figurino será um show à parte, idealizado pelos estilistas Felipe Fanaia – que já vestiu celebridades como Anitta, Pabllo Vittar, Iza e Sam Smith – e Rober Dognani, que comemora 20 anos de carreira este ano e tem mais de 40 desfiles realizados, inúmeras publicações em veículos de moda e já vestiu personalidades de destaque como Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Erykah Baduh e Lizzo.
O New Dance Order fez sua estreia no Rock in Rio 2019 e sua proposta diferenciada estabelece a conexão entre o ser humano e a música, a partir de sensações vividas neste ambiente. Em São Paulo, o palco chega ainda mais potente com uma nova estética musical, promovendo encontros inéditos e exclusivos para o festival, performances de DJs, bandas e artistas, além de fazer uma imersão nas festas que representam o zeitgeist paulistano.
Entre os destaques da programação estão a festa Batekoo Aka Freshprincedabahia, com Juju ZL, Kiara e Mirands fechando o primeiro dia. A segunda noite de festival terá Carlos Capslock Showcase Aka Belisa, com Stroka Live e Tessuto. Os headliners do terceiro dia são Gop Tun Vs 28Room e Diogo Strauzs live feat Julia Mestre. O quarto dia de The Town segue com destaque para Mamba Negra Showcase feat Cashu = Paulete Lindacelva + Valentina Luz. Fechando a programação do New Dance Order, no dia 10 de setembro, se apresentam ODDS Aka Davis, Vermelho e Zopelar. Vários performers também se apresentam no New Dance Order, como Alma Negrot, no dia 10 de setembro, e Luane Lua Negra, no dia 3 de setembro. O palco funcionará diariamente, das15h05 às 02h da manhã.
Não deixe de seguir o The Town no instagram, clicando aqui.
No dia 15 de novembro, das 14h às 22h, a Arena Ace em São Paulo…
A marca holandesa Verknipt desembarca pela primeira vez no Brasil no dia 7 de dezembro.…
Assinado por 33 artistas, incluindo grandes nomes como Alok, Armin Van Buuren, Nicky Romero, Meduza,…
Novembro está logo aí, e com ele, chega a programação — desta vez parcial —…
O MTV European Music Awards (EMA) 2024, principal premiação da MTV na Europa, acontecerá no…
A 10ª edição doCarnaUOL será repleta de novidades para o público. Marcado para o dia…