13 de dezembro de 2018

Caos comemora 1 ano de sucesso com Ben Klock e homenagem a Campinas O club celebra o seu primeiro ciclo no dia 7/12 com homenagens visuais à cidade de Campinas, lembranças de grandes edições em 2018 e amigos importantes dividindo a cabine com o conceituado DJ alemão

Olhando para trás, não parece mais que o Caos começou como uma aposta. Hoje, um ano após sua inauguração, já é reduto consolidado para os baladeiros de Campinas atrás de uma verdadeira experiência clubber underground. Abrindo em média uma vez por mês, a energia singular das noites do Caos pode ser explicada pela estrutura cortês de seu espaço, iluminação minuciosa e a presença de atrações nacionais e internacionais antes inimagináveis para o contexto da vida noturna da região, que convergem com a curiosidade do público campineiro por novidades.

O headliner da edição do dia 7 de dezembro faz jus ao clima de comemoração: um dos nomes mais pedidos pelo público do Caos e uma verdadeira majestade do techno mundial, Ben Klock traz a Campinas sua potência sonora conquistada em mais de uma década como residente do Berghain, meca alemã do techno mundial. Acostumado a protagonizar os maiores festivais e clubes do globo, Klock apresenta uma mistura de sons vorazes e inventivos em meio a todas as possibilidades que o gênero techno oferece.

O time brasileiro de DJs a dividirem cabine com o alemão não estará nesta edição por acaso, já que todos possuem envolvimento afetivo com o club. Caio T, um dos chefes da Gop Tun (selo responsável por trazer o incrível festival holandês Dekmantel ao Brasil), é amigo de longa data dos sócios do Caos. Eli Iwasa dispensa apresentações, sócia-fundadora do Caos e DJ de destaque internacional. Por fim, a saudosa presença de Lucas Freire, hoje residente em Barcelona, e que foi um dos responsáveis pela criação da cena techno em Campinas ainda no começo dos anos 2000, ao fundar o lendário Clube Kraft.

Posters em quantidade limitada de todas as edições do club desde sua inauguração serão sorteados entre os frequentadores. Acima disso, na comunicação visual do club haverá uma novidade: o estúdio esponja fotografou diversos pontos arquitetônicos emblemáticos, cenas do cotidiano e detalhes escondidos de Campinas. A primeira manifestação deste projeto (que se estenderá também para próximas edições de música eletrônica conceitual no club) envolve o Centro de Convivência, cujas escadarias imprimem-se nos flyers principais do evento pelas redes sociais.

“O Caos exige que eu coloque toda minha experiência e a de todos os sócios em cada edição. Antes saía-se de Campinas para valorizar o que rolava em outras cidades, agora convidamos as pessoas para ficarem em Campinas e a enxergarem como o grande centro que ela merece ser”, conta Eli Iwasa, que com os mesmos sócios do Caos, coordena também o tradicional Club 88, no centro histórico da metrópole.

Momentos memoráveis nos aguardam no dia 7 de dezembro, com a sinergia entre o club e seus frequentadores em torno de seu aniversário de 1 ano, noite para dançar em celebração à qualidade das experiências que o Caos proporcionou em 30 aberturas no último ano – 17 delas com line up puramente de boa música eletrônica.

UM ANO DE FESTAS

Mais de 90 profissionais são necessários para cada abertura do Caos, algo que acontece cerca de uma vez por mês para o público da música eletrônica. Para uma programação mais ampla, artistas como Emicida e Gabriel O Pensador se apresentaram na festa Groove Urbano, focada em gêneros como o rap e o hip hop. Também acontece, de tempos em tempos, a Caotica, voltada ao público LGBTQ+.

Considerado o DJ #1 do mundo por quatro anos consecutivos pelo conceituado veículo Resident Advisor, Dixon desembarcou no Caos em outubro, em pleno feriado do Dia das Crianças, noite tida por muitos como uma das mais fantásticas do club, assim como aconteceu com Laurent Garnier em janeiro, sendo o DJ francês um dos maiores inovadores do cenário e dono de sets inconfundíveis por seu repertório único e energia incomparável.

Ainda entre os DJs lendários do cenário mundial que se apresentaram no club, tocou por lá em dezembro de 2017, na sua inauguração, Carl Craig, nomeado ao Grammy e um dos visionários do techno de Detroit (cidade onde o gênero foi criado, nos anos 80); o Marco Carola, no verão; em junho Chris Liebing e em agosto Speedy J. Apostas internacionais atuais quentes também permearam o sound-system do Caos, como Nina Kraviz, atualmente entre as 100 DJs mais populares mundialmente de acordo com a revista britânica DJ Mag, Marcel Dettmann, um dos líderes alemães do techno, Recondite, dono de um dos mais cobiçados live shows da atualidade, e Tijana T, representante sérvia da ebulição cultural noturna do leste europeu.

No meio de toda esta cuidadosa curadoria, edições especiais também marcaram a história do Caos no último ano, como em julho, quando levou um lineup inteiramente feminino, comandado pela ucraniana Nastia, para uma edição que foi do por-do-sol ao seu nascer. Por falar em poder feminino, Ellen Allien demonstrou em agosto toda sua força musical acumulada em mais de duas décadas de carreira internacional. Já a irreverente multi-instrumentista italiana Giorgia Angiuli, que produz ao vivo, canta e transforma objetos aparentemente inúteis em verdadeiras máquinas de fazer música, esteve em edição com a casa cheia recentemente, em novembro.

Os artistas brasileiros convidados para o club também estão entre os mais estelares do país, a destacar ANNA, atualmente prestigiada pelos maiores clubes e artistas do mundo, Gui Boratto, um dos nossos primeiros produtores musicais nacionais a fazerem sucesso no exterior, e L_cio, talento inquestionável e um dos mais inspiradores produtores do cenário. Também neste time de super-brasileiros do Caos estiveram Renato Ratier e Gromma (ambos tocaram duas vezes por lá), além da própria Eli Iwasa, sempre ovacionada no querido amanhecer do club.

SERVIÇO

Caos 1 ano apresenta Ben Klock
Data: 7 de dezembro
Horário: 23h às 10h
Line up: Ben Klock (Ostgut Ton | Klockworks), Caio T, Eli Iwasa, Lucas Freire
Ingressos: R$ 50 – R$ 150 no Eventbrite.
Link do evento no Facebook aqui.
Endereço: Rua Luis Otavio, 2995, 13087-018 Campinas

Sobre Redação WiR