Curol: a ascensão feminina no mundo da música eletrônica

Curol, veterana no mundo da música eletrônica, tem atuado por anos como fotógrafa e já tem uma carreira consolidada dentro da cena, mais recentemente embarcou no novo desafio que é a produção musical.

Seu último single “Freedom” foi lançado hoje (25/09) pela Hub Records em parceria com Ciclame. A track é um bass house com características africanas -inclusive uma semana antes do lançamento já haviam buscas no Shazam pelo público da África do Sul- e chamou a atenção de Felippe Senne durante a live de react da Hub. A mesclagem de estilos foi bastante elogiada por Senne e o fato de ser um som diferenciado agradou muito. Curol definiu esse novo som como afro bass house.

Freedom teve sua capa desenhada especialmente pela artista plástica MazA, o desenho traz bastante dessa influência africana e dá um toque final harmonizando perfeitamente com a música.

Curol não parou por aí e já engatou o próximo lançamento pela Hub Records, “Mais Forte” será lançada em 16/10 e fará parte do álbum V.A. do Jord.  A track foi escolhida através de um contest lançado pelo DJ, no total 10 músicas foram escolhidas para fazer parte do V.A. Puderam participar todos que adquiriram o pack de samples que foi lançado por Jord junto com 3 vídeos de masterclass sobre produção musical. A track já conta com o suporte do próprio Jord, que disse ter gostado bastante e que vai incluir em seus sets.

Hudow, que foi professor de Curol, foi convidado por ela para uma parceria na track. Hudow tem um estilo diferente, mais psicodélico, então foi um desafio fazer algo fora da curva. Essa junção resultou num som sem subvertente definida, um som único com um groove mais sensual.

Curol é a única artista mulher que vai participar do V.A., fato que abre portas para que mais artistas femininas tenham espaço dentro da cena que hoje é predominantemente masculina. A representatividade sem dúvidas é importante e inspiradora para que mais mulheres possam mostrar sua capacidade e seu talento também dentro da música eletrônica.

Falando nisso, Curol fará participação em outro V.A., dessa vez composto apenas por mulheres, sendo elas Bellatriz, Carol Fávero, Carol Seubert, Carola, Curol, Gabi Giordan, Julia H1lls, Juliana Hauz e Lari Hi. O projeto foi idealizado pela Ciclo Records em campanha ao Outubro Rosa e será lançado no dia 09/10. Todos os royalties serão convertidos para o Hospital de Amor em Barretos que atende pacientes com câncer. Essa causa é especial para Curol pois seu pai já enfrentou a doença, por isso ela abraçou o projeto, ela sente a necessidade de passar uma boa imagem de conscientização por ela e o pai terem vencido essa batalha.

Haverá uma live para expansão da ideia do projeto que será patrocinada pela Beck’s, além de também já ter ganho apoio de grande parte da cena eletrônica, em breve serão divulgadas mais informações.

Ouça agora a Freedom no Spotify:

Karina Lima

Music gives a soul to the universe, wings to the mind, flight to the imagination and life to everything.