DGTL fecha parceria em prol da sustentabilidade dos festivais da marca

A marca holandesa de festivais DGTL anunciou uma parceria com a SkyNRG, líder global e pioneira em Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Reduzindo a emissão de dióxido de carbono (CO2), emitidas por contas das viagens internacionais realizadas pelo evento, substituindo o combustível fóssil por combustível sustentável.

O SAF permitirá a redução da quantidade de carbono emitida, substituindo o querosene fóssil por SAF. Assim como em outras ocasiões, o evento busca ser sustentável. Os organizadores do festival já promoveram outras mudanças em prol da sustentabilidade, dentre elas, a energia utilizada, água e saneamento; alimentos e commodities (resíduos).

“Sentimos a responsabilidade de melhorar e manter continuamente nosso impacto social e ambiental no globo. Estamos comprometidos em deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos. É por isso que estamos sempre pesquisando e implementando medidas inovadoras para reduzir progressivamente as emissões. Mas também estamos olhando além de nossas próprias emissões. Através desta parceria com a SkyNRG, reduzimos as emissões de CO2 juntamente com os nossos artistas e garantimos que o que fazemos inspira o que nos rodeia”, explicou o Coordenador de Sustentabilidade do evento, Mitchell van Dooijeweerd.

“Substituir querosene fóssil por SAF é um grande passo em frente para voos inevitáveis. Além disso, é uma solução escalonável que pode reduzir as emissões de viagens aéreas para outros eventos onde as viagens aéreas podem ser inevitáveis. Os festivais da DGTL têm um alcance enorme, por isso é importante darmos o exemplo e plantar a semente para a mudança”, acrescentou van Dooijeweerd.

O gerente de programa da SkyNRG, empresa responsável pelo fornecimento do combustível sustentável, Jef de Vries lembra da importância do combustível e alerta que, “Embora o SAF esteja em uso comercial desde 2011 e mais de 300.000 voos até agora tenham sido movidos por ele, ele ainda representa menos de 1% do uso total de combustível na aviação. Portanto, o SkyNRG aumenta a oferta e a demanda, construindo uma nova capacidade de produção e forjando parcerias com pioneiros da indústria como o DGTL festival.

“Quando entramos em contato com os artistas sobre este projeto, descobrimos que a maioria deles já estava engajada em atividades mais sustentáveis. As agências já implementaram programas de compensação para sua escala e realmente pensaram em suas viagens. Isso mostrou que estamos todos na mesma página e nos motivou a unir forças e dar o próximo passo em frente”, disse a organizadora do festival, Jelle Lobbes.

Outras medidas de sustentabilidade promovidas pelo evento

Energia

Segundo a marca, o evento conta com energia completamente renovável, de 16.000 litros de diesel a nenhum litro de diesel consumidos.

Resíduos

De 2,3 kg de resíduos residuais a 0 kg de resíduos por visitante.

Praça de alimentação

Cardápio 100% vegetal.

Saneamento

Grupo de saneamento circular, no qual a DGTL extrai nutrientes da urina e das fezes, para usá-los como corretivos e fertilizantes do solo.

Vitor Gianluca tem 23 anos e é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Iniciou sua carreira na área da comunicação como repórter-estagiário do Grupo Mogi News, produzindo para conteúdos para diversas editorias, dentre elas, Esportes, Polícia, Cidades e Cultura. Atualmente, está estudando; produzindo podcasts sobre futebol e produzindo textos para a revista digital Wonderland In Rave.