Museu da Música Eletrônica Moderna (MOMEM) será lançado em Frankfurt

Neste mês de outubro, o novo Museu da Música Eletrônica Moderna (MOMEM) será lançado em Frankfurt. O museu prestará homenagem à história da música eletrônica, bem como investigará seu futuro. O museu multi-salas e sensorial vai conectá-lo ao som e à luz com uma série de experiências interativas de alta tecnologia e narrativas imersivas. Ele contará com exposições cuidadosamente curadas dos momentos mais icônicos da música eletrônica, artistas, panfletos, logotipos e obras de arte, e o levará ao fundo de um novo mundo de aventura.

O museu está sob o comando do diretor Alex Azary, que foi inspirado por seu amigo de longa data, parceiro e fundador do Technoclub Andreas “Talla” Tomalla, que teve a ideia inicial do museu em 2011. Technoclub foi o primeiro evento techno semanal em Frankfurt de 1984 e passou a ser sediado no lendário Dorian Gray, onde Alex e Talla o promoveram de 1987 até 31 de dezembro de 2000. Como tal, Azary é um dos principais ativistas culturais em sua cidade natal, Frankfurt. Apaixonado por música, DJ e produtor que tem uma enorme influência na cena desde os anos 90, ele traz uma perspectiva única, riqueza de experiência e compreensão autêntica para este projeto completamente novo.

O MOMEM pode ser considerado como uma caixa preta – um palco universal e espaço aberto para imaginação e experiência ilimitadas. Música é movimento, desencadeia emoções e movimentos, e é isso que se traduz neste espaço único. Oferecerá áreas que vão desde contar histórias até a experiência ao vivo e será um lugar para ter uma nova perspectiva, experimentar momentos do desconhecido, fazer novas conexões entre diferentes contextos. Ele combinará ritmo e som, cruzará os campos de tensão entre o linear e o modular, e tudo com uma arquitetura subjacente que permite que toda a experiência flua. Quaisquer conexões com a música eletrônica que você possa imaginar serão exploradas e exibidas no MOMEM.

Agências líderes do setor e premiadas estão envolvidas com o MOMEM desde o início. O Atelier Markgraph cuidou do Design and Realisation, e a Cosalux é um parceiro digital chave que ajudou a dar vida ao conceito. O edifício MOMEM em si é adequadamente futurista para tal museu. Há um tema musical para o design que vê inspiração tirada de discos redondos de 12″ , mangas quadradas e malha metálica baseada em sistemas de som e painéis acústicos do estúdio. Reflexões dimensionadas tomam pistas da ideia de reflexões graves, padrões serão feitos de slipmats, e um panorama de ondas sonoras de 360° é um elemento visual fundamental para todo o museu. Tem um design elegante, displays visuais de alta tecnologia e linhas afiadas. É um espaço multissenso sensorial que reúne experiências audiovisuais como nunca antes.

Gráficos icônicos de ondas sonoras envolvem o lado de fora do próprio edifício. Áreas interativas especiais oferecem telas de conexão e permitem que os transeuntes manipulem ondas sonoras tocando telas. Os códigos QR permitem que os visitantes escolham a história e o DJ que querem ouvir. Shows ao vivo de artistas locais e internacionais também podem ser transmitidos exclusivamente na fachada do MOMEM, e os transeuntes podem se conectar via Bluetooth.

No interior, o museu é dividido em diferentes áreas, incluindo um Palco do Criador com móveis flexíveis para diferentes contextos, o Spatial Sampler que tem iluminação de grade de “espaço infinito” que pode ser convertida em um “hiperespaço”. Tem ondas sonoras nas paredes e um palco temporário para certas exposições e uma instalação de bola disco gigante com instalações sonoras de classe mundial e arquitetura sônica. O Círculo Interno apresenta as exposições, e outros espaços incluem Sonic Welcome, Come Together, uma Área Especial de Convidados e uma Loja de Museus com curadoria, bem como uma Biblioteca que oferece uma riqueza de história musical e conhecimento. Experiências mais interativas, instrumentos musicais, decks, software, equipamentos vestíveis, instalações de arte e gráficos, IA, VR e AR, shows de luz, e muito mais que o conecta a música eletrônica de novas maneiras.

O MOMEM está pronto para reconhecer e celebrar a contribuição cultural vital que a música eletrônica fez ao mundo ao longo do último século. Você pode sentir isso?

Meu nome é Renan Galati, tenho 23 anos e moro no interior de São Paulo na cidade de Ribeirão Preto, atualmente curso Jornalismo e sou um grande amante de musica eletrônica.