“O som está evoluindo muito no Brasil”, afirma DubVision em entrevista

Formado pelo irmãos Victor Leicher e Stephan Leicher, DubVision está há uma década ativos no universo da música eletrônica. O projeto holandês é um dos mais respeitados e aclamados mundialmente. Versáteis, criativos, com drops de tirar o fôlego, DubVision carrega uma identidade sonora única, agregando em colaborações com: Afrojack, Alesso, Firebeatz e o brasileiro Pontifexx.

Com lançamentos constantes e projetos paralelos, como por exemplo, METAFO4R, juntamente com o duo Firebeatz, DubVision chegou para fazer história na cena eletrônica. Com um Progressive House de qualidade, podemos esperar muitas novidades por aí.

Tivemos a oportunidade de entrevistar o duo DubVision via zoom recentemente, para falar sobre o último lançamento em colaboração com Afrojack e Lucas & Steve. “Anywhere With You” é uma mescla dos 3 projetos e 5 holandeses numa vibe pop-chill divertida. Confira a seguir a entrevista completa:

WiR: Não é a primeira vez que vocês trabalham com o Afrojack. Vocês já fizeram algumas músicas juntos e também um remix para ele. Como é trabalhar com o Nick?

Stephan (DubVision): “Bom, nós trabalhamos com Nick e fizemos duas músicas, acho. Fizemos “Back To Life”, “Memories” e agora este lançamento (“Anywhere With You”). Também fizemos um remix de “Hero”.
E bom, ele é super talentoso, obviamente. E ele é muito rápido! Toda vez que vamos ao estúdio e mostramos o que temos, ele nos mostra o que tem. Trocamos muitas ideias e sim, é muito bom trabalhar com um artista tão grande. Ver com ele produz, é como um um diamante incrível. Continuaremos trabalhando com ele no próximo ano. Então, haverá coisas muito interessantes chegando.

WiR: Que ótimo! Essa é a primeira música que vocês fazem com Lucas & Steve. Como é trabalhar com eles que amam uma linha mais pop, com sons bem melódicos, e vocês, que possuem a linha mais progressiva, como sons de festival? Como foi a sensação de trabalharem juntos?

Victor (DubVision): “Sim, é realmente isso que você explicou. É exatamente isso. O Afrojack nos mostrou a ideia do vocal de “Anywhere With You”, e então nós tornamos isso mais parecido com o clássico “DubVision”, um som progressivo de festival. E todos nós gostamos, então, o Afrojack disse que talvez pudéssemos torná-lo um pouco mais amigável para o rádio, um pouco mais cativante. E então ele teve uma ideia para apresentar Lucas & Steve essa mistura. Ficamos muito animados com isso, porque conhecemos os caras há muito tempo, todos fomos designados pela Spinnin’ e nos conhecemos, moramos no mesmo país, obviamente. Então sim, eles vieram e introduziram seu som, que é um pouco mais amigável ao rádio. Acho que no final tudo se encaixou na track, e que estamos muito felizes com isso.

WiR: Sim, como vocês disseram, vocês gostam mais de vibes mais progressivas, mais ‘festival’, mas vocês estão planejando pare este ano ou para o próximo, mais músicas no formato de rádio?

Stephan (DubVision): “Sim, sim, estamos trabalhando com alguns… Podemos dizer com quem estamos trabalhando agora? Podemos dizer isso? Acho que não podemos dizer, mas estamos trabalhando com Lucas & Steve! Nós conversamos sobre isso e queremos fazer mais algumas coisas com eles. Então, talvez haja mais coisas com eles. E é muito interessante ver como eles adicionam seu som para torná-lo mais amigável para o rádio. Acho que para nós, é uma boa direção, pois as nossas faixas são na maioria das vezes muito “grandes” feitas para festivais. É muito interessante reduzi-las um pouco e acrescentando melodias extras para talvez torna-las mais amigáveis para rádio. Passamos dois dias com eles no estúdio, e essa é uma lembrança muito boa.

WiR): Somente neste single, temos cinco DJs e produtores. Vocês acham que trabalhar com mais gente agrega mais ou acaba sendo um excesso de ideias?

Victor (DubVision): “Depende. Obviamente, quanto menos pessoas você trabalhar, mais rápido pode ir. A track acabou demorando um pouco, pois mudamos algumas coisas, às vezes o Lucas & Steve, e meio que trabalhamos em alguma coisa e mostramos para o Afrojack, ele não gostou e nós mudamos de novo. Mas no final, acho que melhora a qualidade da pista porque precisa passar por muita gente com a sua opinião. E no final, o Afrojack gostou de algumas coisas que fizemos aqui, que o Lucas & Steve fez, escutou algo que não perceberam, que não percebemos… E no final, a música fica cada vez melhor. É uma ótima track. Eu penso que depende também das pessoas com quem você está colaborando. Mas acho que esse é um bom número de pessoas para trabalhar em uma música.

WiR): Falando sobre as novas ideias, vocês possuem remixes do Cat Dealers e Scorz. Vocês conhecem outros artistas brasileiros? Podemos esperar mais remixes e colaborações?

Victor (DubVision): “Nós temos uma colaboração com a Pontifexx de “Stand By You”. Foi a nossa primeira colaboração brasileira. Nós já estivemos uma vez no Brasil e nós amamos. Espero que possamos voltar em breve, porque nós gostamos dos brasileiros, as comidas brasileiras, o clima e todos os DJs vindo daí. O som está evoluindo muito no Brasil. Acho que é um mercado para ficar de olho e acho que haverá muito mais produtores vindo daí.

WiR: Vi que vocês seguem alguns artistas brasileiros como Alok, Vintage Culture, Cat Dealers. E como vocês conheceram o Pontifexx? Eu sei que ele foi para Amsterdã para produzir a música com vocês. Mas como vocês começaram essa amizade?

Stephan (DubVision): “Acho que ele enviou uma track para alguém na STMPD, então, essa pessoa nos mostrou, acho que era o empresário do Martin Garrix. E ele mostrou para a gente, e nós gostamos muito. E então, soubemos que ele viria para Amsterdã. Então, ele disse: “sim, podemos terminar a faixa juntos no estúdio”. E foi o que fizemos. A track foi muito bem e ele é uma pessoa muito legal. Quem sabe a gente ainda não trabalhe em algo futuramente.

E respondendo a pergunta anterior, acho que seria muito interessante. Particularmente, eu amo o Vintage Culture, então, acho que seria muito legal trabalhar junto com ele em uma faixa no futuro. Mas é aquilo, nunca se sabe!

WiR: Legal! Eu tenho uma pergunta sobre o METAFO4R, porque eu realmente preciso saber se vocês têm planos de continuar com esse projeto, porque as coisas estavam indo muito bem antes da pandemia. Vocês tocaram mais de 10 ID’s durante o Tomorrowland. Vocês possuem planos de voltar com o projeto?

Victor (DubVision): “Sim, eu estava falando sobre isso recentemente com o Jurre. Na verdade, não nos encontramos, mas vamos nos encontrar na próxima semana pela primeira vez novamente, porque não vemos há algum tempo, por causa da situação COVID e tudo mais. Mas sim, definitivamente está em nossa mente. Temos muita música, como você disse, todo o set no Tomorrowland e também tocamos no EDC. Estes shows do METAFO4R foram um teste. Acho que teemos cerca de 15 ou 20 músicas inéditas que ainda não terminamos ou não lançamos. Ficou em espera por um tempo, mas acho que agora com tudo acontecendo de novo e abrindo novamente, estamos planejando em retomar com o projeto e vamos encontrar os caras do Firebeatz e esperançosamente poderemos encontrar uma maneira de lançar tudo e trabalhar nisso novamente. O único problema é que logisticamente, tocar juntos tem sido bastante difícil para as quatro pessoas se reunirem para shows. Pudemos nos encontrar no Tomorrowland e no EDC, e esperamos poder continuar no futuro com esses tipos de shows para esse projeto. Mas vamos focar focar no DubVision, obviamente, mas também temos nosso outro projeto com um outro artista sobre o qual não podemos falar agora. Então, muita coisa está acontecendo.

LEIA TAMBÉM: FORMADO POR FIREBEATZ E DUBVISION, METAFO4R ACABA DE LANÇAR O SEU PRIMEIRO SINGLE

WiR: E quantas faixas vocês fizeram durante essa pandemia?

Victor (DubVision): “Não sei bem o número, mas há muita música e também ideias que não são faixas acabadas. Mas tenho certeza que vamos finalizá-las. Então, provavelmente, se somarmos tudo num geral, talvez sejam umas 30, 40 músicas ou algo assim. Mas, sim, temos muitas músicas novas chegando. Essa é a primeira faixa (Anywhere With You), obviamente. E depois disso, vamos lançar uma faixa pela Rave Culture do W&W. Então, estamos muito animados com isso, porque é a primeira vez que trabalhamos com esses caras juntos. Já os conhecemos há algum tempo. Então, eles são bons amigos nossos. Então, estamos muito empolgados em entrar para a gravadora deles e, provavelmente, tocar em alguns de seus festivais também. Então, sim, muita música.

WiR: Quais são suas expectativas e planos para o ADE este ano? Vocês estão planejando algo especial?

Stephan (DubVision): “Quer dizer, temos muitas músicas novas. E nós não a tocamos ainda. Na verdade, só tocamos uma vez em Praga, quatro semanas atrás, até tocamos nossa nova música. Então sim, vamos tocar de tudo durante o ADE. Estamos indo normalmente ao estúdio e estamos ansiosos para verificar como as pessoas reagem à isso e então talvez mudar alguma coisa. Trabalhamos por tanto tempo que temos tanta coisa nos USBs. Então, sim, vai ser uma experiência louca ver todos reagindo a isso, à nova música. É como se tivéssemos um ano para fazer música nova, mas não queremos apenas entregar o som do DubVision a que todos estão acostumados. Queríamos nos reinventar e colocar um novo tempero sobre o nosso som e criar algo novo e interessante. Para quando vermos todos os fãs e todos nos clubes e festivais de novo, eles tenham algo como: ‘uau, isso é algo novo, isso é fresco’. Eu amo isso. Espero que a reação seja assim.

WiR: Vocês podem deixar uma mensagem para os fãs brasileiros? Eu não sei, mas as pessoas estavam esperando que vocês voltassem. E de qualquer forma, os fãs brasileiros estão com muita saudade!

Stephan (DubVision): “Bom, estávamos planejando agora. Vamos primeiro para os EUA e então ainda estamos fechando umas datas de shows pelo mundo. Esperamos ir para a América do Sul muito em breve. E obviamente para o Brasil. Esperamos estar em festivais muito legais e tudo mais, apenas curtindo o clima. as boas vibrações,. É sempre uma festa onde a gente vai, então sim, mal podemos esperar e nos vemos por aí.

Adora entrevistar DJs e é viciada em batata frita - não pode ver batata em festival que já quer!