Summer Eletrohits: CD’s que marcaram uma geração pré-internet

Todo fã de música eletrônica foi apresentado ao universo EDM de alguma forma. No Brasil, muitos fãs foram introduzidos por meio do disco “antigo” Summer Eletrohits. É louco lembrar que isso aconteceu há alguns anos, eu sei. O Summer Eletrohits era um disco do estilo dance music produzido pela Som Livre em parceria com o programa TVZ, do canal a cabo Multishow.

Digo “antigo” porque, atualmente, poucas pessoas compram CD’s. A indústria musical mudou e a facilidade para ouvir tracks aumentou, para a nossa sorte. Mas, com certeza, você se lembra dos Summer Eletrohits e de algumas tracks nostálgicas que vinham dentro do disco, como “World, Hold On”, de Bob Sinclar; “Set me Free”, de House Boulevard feat. Samara; ou, “You Make Me Feel”, de Cobra Starship feat. Sabi.

Essas são apenas algumas das principais, claro. A coletânea de tracks era muito grande. Da primeira versão lançada em 2005 até a versão 2020, são 264 faixas. Como não havia plataformas “streaming”, a única forma de conseguir uma coletânea com diversas tracks de sucesso, incluindo, várias músicas eletrônicas que estavam em evidência ao redor do mundo, era comprando o cd.

A primeira edição do cd, foi lançada em janeiro de 2005. Após o sucesso da primeira edição, outras foram lançadas a cada verão. Como dito acima, muitos fãs de EDM brasileiros foram introduzidos a cena por meio do Summer Eletrohits.

Primeira edição do Summer Eletrohits, lançada em 2005. Créditos: Summer Eletrohits/Som Livre

Primeira edição do Summer Eletrohits, lançada em 2005. Créditos: Summer Eletrohits/Som Livre

Então, relembramos o disco com carinho, afinal, ele foi a “salvação” dos fãs de EDM na era pré-internet. Por isso, listamos as tracks mais nostálgicas do disco em uma playlist exclusiva, que você pode conferir no final do texto.

Mas antes de você entrar em nostalgia, uma informação importante que nem todos sabem. Sim, o disco segue sendo lançado até os dias atuais, claro que com o passar dos anos, a essência do disco sofreu algumas alterações. Isso porque, a confecção das novas versões têm apostado no nicho underground e elas estão sendo lançadas nas plataformas de streaming.

Abaixo, você pode conferir a playlist exclusiva criada pela própria Wonderland In Rave, com as melhores músicas de cada edição do Summer Eletrohits.

 

Vitor Gianluca tem 23 anos e é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Conheceu a música eletrônica nos "antigos" CD's Summer Eletrohits e hoje escreve para a Wonderland In Rave.