Gop Tun DJs falam sobre preparativos para o Gop Tun Festival 2023

A Gop Tun, coletivo paulistano, vem se destacando na cena musical nos últimos anos com seus residentes se apresentando nos maiores eventos do país e também em eventos mundo afora. O coletivo foi responsável pela produção de duas edições do festival holandês Dekmantel em São Paulo em 2017 e 2018, reafirmando seu posicionamento de destaque no meio da música eletrônica no Brasil e no mundo.

Além das diversas edições de festas do coletivo ao longo dos anos, em 2021 houve a primeira edição do festival Não Existe, um evento focado em sons experimentais e que fogem ao mainstream. Devido às condições da época, o evento foi transmitido online e os espectadores ficaram ansiosos para poder curtir um evento assim com a retomada dos eventos.

Com a retomada plena dos eventos em 2022, o mês de abril foi marcado pela primeira edição do Gop Tun Festival. Contando com quatro palcos, sendo eles Main Stage, Supernova, Não Existe e Danceteria, o festival trouxe artistas de renome mundial que colocaram o público para dançar por 20 horas de festa.

Cada palco traz sua identidade única, que combinada aos sets cuidadosamente elaborados por cada artista, criam uma atmosfera ideal para a pista se entregar totalmente ao ambiente. E neste ano, 33 artistas comandarão os decks de cada pista e guiarão o público numa jornada de 18 horas.

Por: @cognicaoeletronica

Agora, faltando alguns dias para a segunda edição do Gop Tun Festival, conversamos com os Gop Tun DJs sobre os preparativos e as expectativas com esse evento. Confira nosso bate-papo:

Oi, pessoal! Tudo certo? Gostaríamos de agradecer por toparem esta entrevista! Estamos muito animados para o GTF23.

Gop Tun DJs: Tudo certo! Animados por aqui também 🙂

Uma das primeiras dúvidas que vem em mente quando se trata da organização de um festival é a curadoria do line-up. Como é o processo de vocês para selecionar os artistas convidados? Quais são os critérios usados na curadoria?

Gop Tun DJs: O Gop Tun Festival é um festival diverso e essa diversidade na nossa opinião precisa estar explícita na programação. Estamos falando de artistas que cobrem muitos gêneros musicais, de épocas diferentes e que se apresentam em diferentes formatos. A curadoria desse evento visa mostrar não só que na nossa opinião traduz a tendência do momento mas também artistas que mesmo não sendo tão conhecidos do grande público são respeitados e pioneiros naquilo que fazem. Procuramos trazer artistas que na nossa opinião são originais naquilo que fazem e trazem uma assinatura singular em suas apresentações ou mesmo aqueles que foram responsáveis por serem os ‘‘ponta de lança’’ das suas cenas.

A cenografia da Gop Tun é sempre de tirar o fôlego. Como o conceito de cada palco foi definido? Como foi o processo desde o design até a seleção do line-up de cada palco?

Gop Tun DJs: Cada palco tem a sua própria estética. A Danceteria é o palco mais intimista, situado em área bem arborizada que muitas vezes passa essa sensação de florestinha, muitas vezes exaltando o analógico. O Não Existe procura trazer a tecnologia e efeitos visuais em sua cenografia que basicamente vem da luz, além disso como temos apresentações ao vivo procuramos deixa-las o mais próximo possível do público criando essa atmosfera entre artista e público que a nossa vez é crucial para energia da pista. A Supernova trás sempre um ambiente mais escuro, esfumaçado e com equipamentos de luz e ceno que mudam a cada edição e muitas vezes trazem artistas visuais para ajudar nessa parte; esse ano por exemplo quem assina o Backdrop do palco será a Gabriela Garcia. Por fim o Main Stage e maior palco do festival que procura trazer essa dicotomia do concreto e orgânico com peças mais industriais, aço, concreto, onde estrutura e cenografia se misturam e trazem também projeto paisagístico da Amorphophallus.

O público está em contagem regressiva para o dia 22 de abril. Como vocês estão se sentindo nessas semanas que antecedem o evento? Quais são as expectativas?

Gop Tun DJs: Ansiedade pura por aqui. As semanas que antecedem o festival são sempre as mais corridas para nós. Mas podemos dizer que estamos muito orgulhosos com o que vamos entregar esse ano. Pistas com novos projetos de cenografia, novas ativações de marca com experiências inéditas, projetos de luz que com um belo upgrade em comparação ao ano passado. No fim das contas o que já estava bom será ainda melhor e não vemos a hora de receber o público no dia 22.

O Gop Tun Festival, desde sua primeira edição, deixou sua marca na cena musical brasileira. Quais são as projeções para o futuro do evento?

Gop Tun DJs: Atualmente o Gop Tun Festival é o principal projeto da Gop, sabemos que um festival é um projeto de muitos anos, trazendo novidades e evolução a cada edição seja na programação, formato, palcos etc. Valorizar a cena local faz parte disso e o impacto na cena como um todo é algo que a gente fica feliz em ver acontecer.

A segunda edição do Gop Tun Festival ocorrerá no dia 22 de abril de 2023, no Live Stage Canindé em São Paulo. Acompanhe nossa cobertura do evento pelo Instagram e confira também como foi a primeira edição do GTF clicando aqui.