Clubes Holandeses estudam juntamente com o Governo a volta dos eventos em segurança

No dia 6 de março, o Ziggo Dome em Amsterdã foi aberto para um evento com 1300 pessoas para um estudo do Covid-19. No momento, na Holanda, bares e restaurantes estão fechados desde outubro de 2020. Esse foi um de vários eventos que o governo apoiou para estudar as novas estratégias de retomada do lockdown. Além desses eventos, dois festivais ao ar livre foram planejados para ocorrer nos próximos meses em Biddinghuizen.

Com 100 mil inscritos, apenas 1300 foram selecionados para fazer parte do evento de 4 horas para curtir os shows de Sam Feldt, Sunnery James & Ryan Marciano e Lady Bee. Os ingressos variavam entre 13 e 15 euros e esgotaram em 20 minutos. Os participantes foram divididos em 6 setores, sendo 5 com 250 pessoas e 1 com 50. Cada setor tinha uma regra, dentre elas o uso de máscara.

As bolhas estavam divididas desta forma:

  1. Pessoas usam máscara o tempo todo. Elas podiam decidir por conta própria onde ficar, mas tinham que garantir que não houvesse mais do que três pessoas em 1 metro quadrado de espaço;
  2. Pessoas usavam máscara o tempo todo e eram orientadas a manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros;
  3. Os participantes usariam máscara apenas quando em movimento e tinham que ficar em locais pré-determinados;
  4. Os participantes usavam máscara o tempo todo com lugares disponíveis para permanência;
  5. As pessoas usam máscaras somente quando estão em movimento. Havia áreas para sentar e ficar em pé. Os convidados foram colocados em seu espaço de dança pelos organizadores com duas cadeiras intercaladas para o distanciamento seguro;
  6. Sem máscaras. As pessoas podiam ficar de pé ou sentadas quando e onde quisessem.

Os participantes foram acompanhados durante todo o evento, movimentos e contatos também foram analisados, os mesmos estavam identificados com uma pulseira de cada cor para cada setor. Algumas pessoas eram limitadas a sua área de dança, outras eram solicitados o uso de máscara o tempo todo ou apenas quando em movimento. Um grupo recebeu bebida fluorescente e foi incentivado a cantar e gritar ao som da música para examinar quanta saliva foi liberada nos momentos de agitação durante os shows.

Todos os participantes fizeram teste de Covid 48 horas antes do evento. O Ziggo Dome possui capacidade para receber 17 mil pessoas em eventos. Embora seja apenas um evento-teste, os organizadores se mantém otimistas com o retorno seguro das festas.

Os agentes do governo usarão os dados que coletarem sobre o comportamento registrado para ajudar a tomar decisões sobre uma possível redução das restrições à vida noturna nos próximos meses. Uma das observações citadas pelos organizadores foi que, ao entrar na pista, muitos participantes retiraram a máscara para desfrutar o evento.

No momento, a Holanda está passando por toques de recolher das 21h às 4h30, reuniões com mais de 100 pessoas não estão permitidas. O evento no Ziggo Dome ocorreu das 15h às 19h para estar em conformidade com os decretos do governo.